sábado, 2 de junho de 2012

Dia #41




Se há algo que eu invejo deste país, é o mar (para além do petróleo, diamantes e ouro).


Em comparação com o português, este mar tem muito mais vida. Nos últimos 2 dias fui a pé do trabalho até casa, sempre na margem do lado do Porto, ou seja, água calma. Vi sem exagero, centenas de pequenos caranguejos pretos, vários cardumes de peixes pequenos a ser atacados por peixes maiores, até lagostas.



Na praia, basta abrir um buraco na areia na margem do mar e encontro logo conquilhas e búzios, para além de estar cheia de caranguejos. Basta estar uns segundos a olhar para o mar para ver algum peixe a saltar. Até golfinhos já vi.


Muitas pessoas de cá enchem baldes de peixe diariamente só usando o anzol e a linha de pesca, nem cana têm. Depois vão vender para a beira da estrada, já vi a venderem desde douradas, lulas, até polvos.

Enquanto em Portugal, pelo menos no norte, vejo alguns (poucos) peixes e caranguejos.


Angola é um país completamente rico de tudo o que a natureza pode dar. Em qualquer sítio vê-se vida, até na minha roupa.

12 comentários:

K@'15 disse...

Ainda vais ter saudades de Angola :D

Su disse...

Esta parte de Angola não me importava nada de conhecer...se não tivesse de olhar para a outra, confusa e mais suja...

Vic disse...

É preciso é que eles saibam aproveitar. E não só alguns...

Abraçar o Tempo disse...

Que mar maravilhoso
Deu até vontade de estar aí.
"Em qualquer sítio vê-se vida, até na minha roupa."
Ahahaah és engraçado.

Tudo de bom por aí:)

Voluptia disse...

Gostei muito do relato, menos da parte do bichinho na roupa! Isso já é dispensável! :)

Unknown disse...

@K@'12
Da praia vou ter!

@Su
Pois, é impossível conhecer o bom da Angola sem passar pelo mau :/

@Vic
Aí está, é só para alguns, a pobreza ainda é muita.

@Abraçar o Tempo
Yah, mas não venhas. Pelo o preço da viagem arranjas umas férias 5* noutro sítio :P

@Voluptia
Eu até gostei da aranha, não a matei :)

wapy disse...

Em Portugal há poucos peixes? Tens andado a frequentar os sítios errados! Aqui não falta peixe.

Agora no que a marisco e moluscos no geral diz respeito, confesso que as quantidades que tenho visto nos últimos anos têm vindo a descer. Lembro-me que quando era miúda eram conchas, búzios e beijos por toda a parte e hoje quase nem se vêem.

Unknown disse...

@wapy
É possível que eu não tenha visto nos sítios correctos mas mesmo assim, em comparação com aqui, há pouco peixe. Aqui vê-se os peixes a saltar o tempo todo, vejo peixes a nadar ao meu lado.

Mas não me batas, calma xD

Alex disse...

é um país demasiado rico por isso é que em volta dele só gira interesses. Um dia vais ter saudades disso :)

Gasper disse...

Eu bem te disse que a praia te ia conquistar :)

Unknown disse...

@a Gaja
É mesmo assim, a riqueza vai sempre para os mesmos.

@Gasper
Mas só a praia :)

Gasper disse...

Já é qualquer, podia ser pior :p