domingo, 2 de outubro de 2011

Roma - Itália

A cidade é bonita e interessante, tem ruínas em todos os cantos.
Não é uma cidade cara para ver, com 15€ (caso sejam estudantes) vê-se o Coliseu, Roma Antiga e o Museu do Vaticano. E são bem gastos a meu ver.

O Museu do Vaticano surpreendeu-me pois pensava que ia ser aborrecido mas não, achei bastante interessante. À entrada da igreja estão vários guias a tentar enganar quem lá vai visitar, a mim disseram-me que seriam 20 minutos de espera para entrar na Igreja e 2 horas para entrar no Museu e que o preço lá seria 20€, e se eu quisesse ir com os guias o preço seria 40€ (davam 5€ de desconto a estudantes, ou seja, 35€) por pessoa e não tínhamos de esperar nas filas. Achei o preço ridículo e logicamente disse que não. Fomos a igreja, entramos sem esperar (é de graça). Fomos ao Museu e o preço era 15€ por pessoa, 8€ com desconto e a fila era nula. O pior é que o Museu estava cheio de grupos com guia, ou seja, tantas pessoas enganadas.


O Coliseu e a Roma Antiga dão uma boa ideia do que um dia foi Roma. As vezes colava-me aos guias e ouvia o diziam, ainda aprendi algumas coisas.

O metro de Roma custa 1€ por viagem e não é muito útil pois só tem 2 linhas, nenhuma passa pelo centro da cidade, ou seja, em Roma é mesmo necessário andar muito. Estão agora a construir uma 3ª linha, pelo o que percebi, vai passar mais pelo centro. Segundo sei eles também não podem escavar muito em Roma porque encontram sempre mais ruínas.

O que faz Roma ser um pouco cara é os preços dos hostels e da restauração. Eu uso o McDonalds um pouco como referência para comparação, lá um menu pequeno custa a volta de 7€.
Mas como é óbvio, tive de provar as famosas pastas e pizzas italianas. Comi pasta num restaurante nada especial e achei a pasta banal. A pizza comi num restaurante mesmo no centro, e essa sim, achei muito boa.

Gostei de nunca ter de comprar água, pois existem muitos locais com água potável para as pessoas beberem e encherem as suas garrafas.

No geral, acho que 3 tardes são suficientes para conhecer grande parte de Roma. Também tive sorte com o tempo, esteve sempre muito calor.

Sem comentários: