quarta-feira, 8 de julho de 2015

Música Portuguesa

Faz-me confusão quando vejo alguém a dizer algo como:

-Não gosto de música portuguesa, não consigo ouvir uma música que seja cantada em português.

Na minha opinião a música portuguesa é boa e recomenda-se. Noto um grande crescimento desde há uns dez anos para cá. Claro que ainda existem bandas e músicos maus, muita música pimba e de fraca qualidade.. mas isso existem em todas as línguas. Por isso vamos falar das boas.

Tudo começou com os Ornatos Violeta, eles mostraram o caminho e como é "fácil" fazer-se música na nossa língua de enorme qualidade! Numa época em que o povo português gostava de ouvir músicas como "É o bicho" eles conseguiram criar dois álbuns de enorme qualidade que na altura não teve o reconhecimento merecido. A banda acabou mas o Manuel Cruz continuou a fazer das suas com os Pluto, Foge Foge Bandido e os mais recentes Super Nada. Ornatos foram os primeiros (e para mim os melhores) mas todos os restantes projectos do Manuel merecem ser ouvidos pois a qualidade está lá.

Após Ornatos a banda que para mim merece a distinção de melhor banda dos últimos dez anos são os Linda Martini. Letras muito boas sempre acompanhadas com instrumentais fortes e cativantes. Mas a verdade é só uma, não é uma banda para qualquer gosto devido à sonoridade pesada mas para mim esta banda não podia ser de outra forma, para letras fortes músicas agressivas encaixam na perfeição.

No género dos Linda Martini existem os PAUS. Talvez graças às músicas terem pouca letra eles já andaram por muitos festivais fora de Portugal. Quando os vi a primeira vez não conhecia nem uma música deles e fiquei apaixonado.

Algo mais recente mas mesmo assim já com dois álbuns, os Salto. Músicas bastante boas e são bastante versáteis. Destas bandas todas que aqui falei até agora (tirando Ornatos) são talvez a banda capaz de agradar mais ouvidos pois as músicas são soft e animadas.

Sem esquecer os chamados Radiohead portugueses, os Peixe:Avião. A comparação foi feita (não por mim) devido ao estilo um pouco semelhante à banda britânica.

Mas para quem não gosta mesmo de música cantada em português existem dezenas de bandas de enorme qualidade que usam a língua inglesa para se expressar.

Começo com o que é para mim o melhor músico a solo dos últimos anos, o David Santos conhecido por Noiserv. Dá gosto ouvir as músicas dele e melhor ainda é vê-lo ao vivo! É impossível não gostar de um concerto dele.

Depois existem bandas como You can't win, Charlie Brown (bastante soft e relaxantes), We Trust (música boa onda e animada), Best Youth (boa música alternativa), Moulinex (um excelente produtor de música electrónica), Xinobi (tem boas músicas e está relacionado com muita música portuguesa de outras bandas), entre outros.

Por isso, por favor, não digam que a música portuguesa é má sem antes conhecerem-na. Nem tudo é Tony Carreira, Paulo Gonzo, Agata e 4Taste.

Sem comentários: