sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Trigonometria, aquilo que toda a gente adora

Eu já não sei quase nada de trigonometria.
Sei os básicos, mas tudo o resto que aprendi no secundário, já esqueci.

Ontem, numa aula de Física, em que se estava a calcular os melhores ângulos de inserção dos feixes de luz num cabo de fibra óptica, de maneira que não se perca informação pelo caminho, era necessário alguns conceitos de trigonometria e eu não sabia patavina.

Mas porque raio é que eu vou precisar de calcular os ângulos para a fibra óptica? Se algum dia eu instalar em minha casa, quem terá que saber serão os técnicos.. e de certeza que eles nunca tiveram Física na vida!

13 comentários:

Panda disse...

Pergunto-me exactamente o mesmo relativamente à minha disciplina de Estatística. É só mesmo para ninguém dizer que o meu curso não tem matemática x) Para que é que eu vou precisar de saber calcular coisas como as curtoses quando exercer Psicologia, hein? É que não estou a ver.

Unknown disse...

Por acaso, no teu caso já acho bastante útil.

Tenho uma amiga em Psicologia e ela adora estatística. Explicou-me bem a ideia de estatística em Psicologia e eu acho que é bastante útil.

Vi alguns documentários sobre atitudes de bebés e crianças, estudadas usando estatística e chegaram a conclusões brutais.

Mais tarde, tiveres um paciente com o problema X, se até pesquisares estudos feitos anteriormente por outras pessoas, se encontrares algum que mostre que 90% das pessoas com o problema X deriva do factor Y, possivelmente esse teu paciente poderá estar nesses 90%, e aí possivelmente também terás a vida facilitada. E depois irás agradecer à estatística xD

O Ministro disse...

Eu estudo economia e tenho estatistica e conceitos de trigonometria. Boring life:(

O mundo de uma sonhadora disse...

Concordo com a ana.
Estou no curso de humanidades,e sinceramente..há matérias que não se adequam muito porque não têm nada a ver com o que o pessoal de humanidades,quer seguir.
Mas enfim,como se costuma dizer,"são ossos do ofício" :b

E olha,apesar de não perceberes "patavina",aposto que se te esforçares um bocadinho te safas bem nisso :)

Beijinho*

Unknown disse...

@Little Knight
Então tu é que estas mesmo lixado!

@O mundo de uma sonhadora
Há sempre coisas a mais nos cursos.
Não, Física nunca foi para mim, é o meu pesadelo desde o meu secundário lol

Gasper disse...

Isso revolta-te!! ahaha Aprendemos coisas que não lembram ao Diabo e que sinceramente acho que não nos servem para nada. Por outro lado, não nos ensinam coisas que efectivamente precisamos.

Unknown disse...

O meu professor de Física enquanto fazia os exercícios disse que aquilo não nos ia ser útil em nada lol

Cat disse...

Também me pergunto porquê estudei a teoria da melhor localização na universidade. Consiste em definir um melhor espaço de mercado, propenso ao lucro, para uma empresa. EU NUNCA VOU TER UMA EMPRESA. MUITO MENOS EM PORTUGAL! LOL.
Enfim!

Anónimo disse...

acho que isso acontece em todos os cursos, cadeiras que não acrescenta nada à profissão, mas que podem acrescentar enquanto cultura geral, talvez>!

L disse...

Olá!
Estive a ler alguns dos posts e até gosto da forma como escreves ;)
Como a sofia (mundo de uma sonhadora) disse existem matérias que não se adequam aos cursos que estamos a tirar. Isto é só mesmo para nos fazer perder tempo na escola e acabar a universidade aos 30. E depois no final também estamos "em baixo de forma" porque o que realmente deviamos ter aprendido, não aprendemos.
A trigonometria para mim a início estava a dar cabo da minha cabeça, mas um dia acendeu-se aquela lampada e encaixou. Acho que já nem consigo viver sem trigonometria (mais porque preciso dela em matemática e em fisica)!
(desculpa a "invasão")

Unknown disse...

@Cat
Pois, essa cadeira devia ser opcional dependendo do país xD
Tiraste que curso já agora?

@Cláudia
Sim, acrescenta sempre um pouco à cultura geral. O problema é quando essa suposta cadeira tem quase 800 alunos inscritos porque ninguém passa! :(

@Smile
Obrigado :)
Eu também gostava de trigonometria.. no secundário. Mas já não precisei mais daquilo, tirando mesmo o básico (sen/cos=tan) durante os seguintes anos.. então agora não me lembro de nada lol

Panda disse...

Eu espero que tenhas razão nisso :) Se realmente tiver que fazer investigações a esse nível na minha área, então é porque estou um bocadinho melhor na carreira do que considero que vou estar!

Unknown disse...

@ana
eheh, isso é bom :)
Posso estar errado em algumas coisas que disse pois o que sei é de conversas com a minha amiga, mas pelo menos é a ideia que tenho :)