quarta-feira, 14 de maio de 2014

Trabalhar sem parar

Há dias estava a "discutir" na hora de almoço com colegas do trabalho sobre o tempo de descanso dos médicos. Isto é, podem eles fazer pausas quando têm pacientes na fila de espera?

A meu ver se não tiver ninguém em risco de vida à espera acho que pode e deve fazer uma pausa se tiver necessidade de tal. Um dos meus colegas dizia que o médico só devia poder ir almoçar se não tiver nenhum paciente à espera.. bem, como todos nós sabemos, não há tempo morto numa urgência de qualquer hospital, dessa maneira o médico lá iria ter de passar horas a trabalhar a fio, eu cá não queria ser atendido por um médico cansado e sem comer há seis horas. 

Para mim isso não tem lógica, ser médico é uma profissão como qualquer outra, tem as suas obrigações mas também têm os seus direitos, também precisam de descansar e comer como qualquer outra pessoa. Eu vejo que quando estou mais horas que o comum a trabalhar, começo a ter capacidade de raciocínio e a perder a paciência.. mas o meu trabalho não põem ninguém em risco.

Pensar que os médicos deviam ser como maquinas e trabalhar horas a fio é para mim um pensamento antiquado. Sei que as filas de espera as vezes são grandes demais mas muitas vezes a culpa até são de quem faz as triagens que não sabem agilizar ou então dão fitas erradas às pessoas. 

Mas claro, depois existem os médicos que também abusam do seu titulo para fazer o que quiserem, mas não estou aqui para falar em maus profissionais. 

3 comentários:

Horatius disse...

Como tudo, os maus dão muito mais nas vistas que os bons. E daí criar-se essa ideia e generalizar. Acho eu, que também não percebo nada disto...

Unknown disse...

O problema dos médicos é que fazem parte dos lobbies mais poderosos em Portugal. Mas sim concordo preferia mil vezes um médico descansada e bem disposto... O meu médico de família é alcoólico e dá consultas bêbado... Acaba por ser minimamente engraçado (e preocupante)

Unknown disse...

@Horatius
é verdade, dá-se sempre mais importância aos maus :x

@Carla Perdida
sim, eles têm grande facilidade em muitas coisas, muitos deles fazem o que querem mesmo.
bêbedo? sério? :o