terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vamos ser todos comerciais?

Eu não consigo perceber porquê é que algumas bandas chegam a um sucesso tal e esquecem-se das origens. Acabam sempre por virar comerciais e perdem qualidade.

Assim de repente lembro-me logo dos Linkin Park, começaram com uns álbuns brutais e depois acabaram por chegar ao que são agora, não são maus mas não são bons, são simplesmente comerciais. Nenhuma música que façam agora está perto de uma In the End, Place for my Head, etc.
Ou mesmo os Coldplay, uma banda que nunca fui fã mas que uma Trouble, The Scientist ou Yellow davam sempre gosto de ouvir.. mas agora vêm com uns "Para Para Paradise!" ou "Vida la vida", músicas que cansam só de ouvir uma vez.

E o caso mais recente, a minha banda favorita e que mais gosto me deu ouvir até agora, os Muse. Sou mesmo obrigado a dizer "QUE MERDA É ESTA?!". Ontem ouvi o novo álbum e epá, aquilo não é Muse, aquilo é um comercial cantado pelo Matt (e as vezes pelo Chris). Depois de mais de uma centena de grandes músicas feitas, lembraram-se de fazer isto?

É isto que faz os Radiohead serem uns senhores, com o tempo também mudaram o registo mas nunca para comercial, foram sempre fazendo o que lhes dá mais prazer e mantendo sempre os seus verdadeiros fãs satisfeitos. Enquanto bandas como as que referi anteriormente foram ganhando novos fãs mas perdendo os que realmente gostavam deles.

Surpreende-me é o novo álbum dos The XX estar em primeiro lugar em Portugal. Segundo o que ouvi há uns tempos, 2000 cds vendidos já dá direito a um lugar no top pois neste momento quase ninguém os compra, possivelmente todos os fãs dos XX compraram o novo álbum e pronto, ficou logo em primeiro. Eu também comprei mas pela Amazon. O álbum está perfeito, assim milhares de vezes melhor que o dos Muse.

11 comentários:

L. disse...

A meio do post já estava a pensar no Muse... afinal também referiste.
Radiohead serão sempre uns senhores :)
XX é que ainda não ouvi este novo álbum. Mas vou já colmatar essa falha :)

Unknown disse...

Não podes passar mais tempo sem ouvir aquela obra prima. Aqueles putos não param de surpreender :)

Penmumbra disse...

Para mim os Coldplay eram excelentes, agora, quando apanho no rádio mudo de canal... Linkin Park a mesma cena, mais parece música para uma disco do que para um concerto de rock. Bandas que marcaram a minha pre-adolescência e adolescente de repente bah!
Muse também gosto, mas só me apeteceu rir quando ouvi a Mamamamam Madness e só ai percebi o teu post.
Quem diz esses, diz muitos outros. Há bandas que mudaram um bocado o registo ao longo dos anos, mas continuaram fixes, faz parte alterarem um pouco, vão evoluindo, vao experimentando, agora, há quem abuse...

Anónimo disse...

Concordo completamente com o que escreves.
Não compreendo porque é que, depois de fazer sucesso, uma banda muda o seu estilo e começa a criar música apenas para as massas. Ora, se alcançam sucesso não se deveriam na mesma linha e deixar música Pop e Comercial para os outros?
Prefiro mesmo que fiquem anos sem editar mas que o façam mantendo o seu estilo.

Unknown disse...

@Traços e Esboços de uma Sombra
Enfim, sempre pensei que os Muse não se deixariam influenciar, bem que me enganei.

@MA
É isso mesmo, que fiquem quietos ou a dar concertos com setlists alternativas.. adorava ver concertos dos Muse com músicas do Showbiz e Hulaballo por exemplo..

Logan disse...

todos os fãs de Muse dizem a mesma coisa geez eu não ouço nada deles mas deve ter sido semelhante banhada que vocês levaram...

Unknown disse...

Acredita :S

S* disse...

Eu sou fã dos Colplay e adoro o Paradise.

Unknown disse...

eheh, mas não és muito boa fã pois escreveste mal o nome da banda! xD

Unknown disse...

Eu como sou metaleiro, curto mais músicas underground. Acontece que, mesmo no mundo da música metal, já começa a haver cada vez mais "comercialices": Nightwish, Within Temptation...

Unknown disse...

Bem verdade, eu que não ando na onda desse metal bem que conheço essas bandas.
Para metal fico-me por Tool e System of a Down.