quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dixit


Dixit, não conhecia este jogo de lado nenhum até um colega do trabalho o trazer para jogarmos na hora de almoço e posso dizer que é grande vício!


As regras são simples, cada jogador tem 6 cartas e cada uma tem uma desenho, alguns mais abstractos que outros.

É um de cada vez o narrador, o narrador o que tem de fazer é escolher uma das cartas e dizer o que essa carta lhe faz lembrar mas claro sem mostrar a carta às outras pessoas, as outras pessoas pegam na carta que têm que mais lhe faz lembrar o que o narrador disse. Mistura-se as cartas e depois mostra-se todas. O que os jogadores têm de fazer é descobrir qual foi a carta que o narrador disse. 

A cena é que o narrador não pode ser demasiado óbvio, se toda a gente acertar na carta que o narrador disse ele não ganha pontos, se toda a gente falhar também não ganha. Ou seja, o objectivo é ter pessoas a acertar e a falhar.
As outras pessoas devem por a carta mais parecida possível pois ganham um pouco por cada pessoa que se enganar e pensar que é a carta dele a carta do narrador. 

A piada está quando alguém diz algo como "Esta carta faz-me lembrar o nosso chefe" e depois aparecem as cartas mais ridículas possível. Fartei-me de rir a jogar isto.

Numa altura que são poucas as pessoas que jogam jogos de tabuleiro, é o que mais temos feito cá e eu sempre gostei bué deste tipo de jogos. Ver se arranjo um jogo fixe que dê para jogar juntando bebida! 

8 comentários:

Anónimo disse...

Outro dia joguei um jogo parecido, mas sem PC e sem cartas. Também já não me lembro bem do jogo, porque estava bêbedo e não acertava em nada. Ahahah

Anónimo disse...

Agora que vi melhor, este também não se joga no PC... acho que foi este, mas já não me lembro se tinha cartas. Ahahahah

Unknown disse...

pois não é xD
são cartas :)
ahah, com álcool é tudo bem mais complicado xD

Diogo Martins disse...

Se fores à Ale Hop podes sempre comprar um tabuleiro de xadrez com copos de shot. Cada vez que perdes uma peça, bebes :P

Eu cá de tabuleiro gosto muito do Trivial, do Monopoly e do Carcassonne :)

Anónimo disse...

com álcool tens imensos, imensos. tens alguns de percussão, quem falha na imitação bebe. rings of fire. há imensos aqui a grande questão é eu lembrar-me, efeitos do jogo.

Unknown disse...

@Diogo Martins
mas esse é uma seca :P
não conheço o último que disseste :o

@c.
eu curto bué o rings of fire! mas o meu objectivo não são jogos desses ou jogos de cartas, é pegar num jogo normal de tabuleiro e arranjar maneira de meter álcool à mistura. :)

Anónimo disse...

há um café na graça, vintage que tem boa comida (tipo petiscos) e tem jogos de tabuleiro, álbuns de musica velhos e abandonados... musica ambiente e velas à noite. é um dos espaços onde gosto de estar com amigos num dia escuro e frio a jogar mikado, sueca, dominó, quatro em linha, damas... quem é quem! não há melhor sitio para estar enquanto o verão não aparece durante o resto do ano.

Unknown disse...

como se chama esse café? parece porreiro! quero ir lá :)