quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cultura Geral

http://www.sabado.pt//Multimedia/Videos/Vox-Pop/VoxPop--A-ignorancia-dos-nossos-universitarios.aspx?id=411304

COMO É POSSIVEL?! "Cultura geral não é para mim".
A tal de Cátia é uma visionária a beira destes!

22 comentários:

Rui Pi disse...

Gosto de acreditar que as personagens do vídeo foram escolhidas a dedo, no meio de umas centenas de pessoas que saberia responder a tudo. Gosto... e assim o espero. Mas conheço bem os meandros universitários e tenho a infeliz noção que, nas áreas certas, o que se passa no vídeo é uma realidade geral. Medo...

faa disse...

Mesmo que sejam 2 ou 3, é muito mau um estudante uníversitario não saber qual é o simbolo quimico da água.. mas se lhe perguntarem qual é aquele fastfood de hamburgers gourmet eles respondem logo "É O H2O!!".

B. disse...

Ao menos a rapariga foi sincera....
É triste qe pessoas destas cheguem a universitários. Enfim!

faa disse...

Existem perguntas que entendo que não saibam. Conheço muito boa gente que não sabe quem é o actor principal do Godfather (eu por acaso, mas por acaso mesmo sei.. porque eu nem gosto do filme, mas sim porque conheço o actor). Tal como eu não sei a resposta à última questão pois religião para mim é zero, não sou católico logo não tenho de saber isso.

FiOnA disse...

O que será para eles?
Bem, só podem ser escolhidos... ´
Compreende-se que nao saibam algumas questões, mas tantas. Voltem ao ciclo pf.

Unknown disse...

São uns burrinhos. Mas eles entrevistaram uns 100, no vídeo só estão umas 10 pessoas, nada mal.

wapy disse...

Ah, estas coisas são escolhidas. Muito escolhidas. Aposto até que fizeram mais perguntas, às quais talvez a moça tenha respondido bem e acharam que ficava mais escandaloso mostrarem só as respostas erradas. Ao menos assim têm mais pessoas a ver e a falar do assunto.

Por exemplo, conheço um moço que uma vez foi entrevistado num concerto. Fartou-se de falar: falou de história, de como as músicas estão ligadas com ela e com a cultura... O que apareceu na TV? Parafraseando: "Eh, pá, é espetacular". Tem algum jeito? Não tem, mas tudo depende da mensagem que os mídia querem passar. Neste caso, parece-me que querem continuar com a ideia de quem assiste a concertos e vai a festivais não tem eloquência nem faz ideia do que está por detrás daquilo que está a ouvir.

Esta 'notícia', para mim, não passa de um artigo de opinião fundado em muitos poucos casos. Dizer "a ignorância dos nossos universitários" baseando-se em 100 (cem!) alunos de 1 (uma!) universidade é uma palhaçada. Completamente. Demonstra que não sabem sequer o que é fazer uma estatística. O que lhes interessa é precisamente corroborar a sua opinião e ignorar os dados em contrário - pobres miúdas, se responderam certo a alguma coisa, como eu acho que responderam, bem que acabam com isso a não contar para a estatística. O importante é parecer mal e dar escândalo.

Cat disse...

Ora, agora disseste tudo :D

Unknown disse...

Muito bem, Alda revoltada!
Mas tens toda a razão. Eu achei ridículo as pessoas que aparecem no vídeo e só me consigo rir delas mas, como aluno universitário, sei muito bem que isto não é verdade, existem casos como estes mas epá, são uma minoria, e se aceitasse isto como verdadeiro, estaria a por-me no mesmo saco.

FiOnA disse...

bem eu tive de ir ver isto melhor... andei a fazer as questões aos meus colegas durante o almoço, e erravam em média 1 questão! (o que não me parece nada mal)
Isto é apenas para depreciar os Universitários Portugueses!
Querem é vender notícias!

(Confesso que me custa aceitar que alguém não sabe a fórmula química da água.)

Unknown disse...

É essa e as respostas sem lógica que alguns dizem.. "Leonardo DiCaprio pintor".
É difícil perceber como existem pessoas que não têm mesmo a mínima noção das coisas..

Patrícia disse...

Fogo até fiquei parva! Como é que existem pessoas assim??

Anónimo disse...

Adoro! O simbolo químico da água ph0, o Leonardo DiCaprio a pintar a mona lisa (enquanto filmava o titanic, de certeza), a califórnia capital dos EUA..
Realmente aqui até as teorias da Cátia podem estar certas -.-

Unknown disse...

@Patrícia
Pois, é estranho mas existem :|

@patrícia
São coisas básicas mesmo..


Mas um dos rapazes, já processou a jornalista porque, segundo ele, acertou em todas as perguntas e a pergunta em que ele aparece, foi um engano e ele corrigiu-se mas eles meteram só o engano na reportagem. Para além de que eles disseram-lhe que eram perguntas para estatística e não para por na revista muito menos em vídeo.
E pelos vistos agora ele está a ser constantemente gozado.

Estudante disse...

É ignorância a mais x)... agora, se aquilo que dizes acerca do rapaz que processou a jornalista aconteceu realmente, também acho um bocado parvo e descabido!...

Unknown disse...

Pois, se ele vai levar o caso a tribunal é porque tem razão.. não iria para lá contra uma revista para perder o caso.

E se reparares no vídeo, quem está a fazer as entrevistas está sempre a dar sugestões ridículas mesmo para induzir em erro as pessoas :|

Marta K disse...

também fiz um post sobre isto... é realmente.. triste! E hoje vi a reportagem escrita na revista e devo dizer que é ainda mais triste ler outras tantas respostas que foram dadas.

faa disse...

Sim, é com cada resposta.. :|

wapy disse...

Fui informar-me e pronto: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=294973387193648&id=100000429668770

Parece que afinal, nem todos os que estavam ali tinham a cabeça nas nuvens. É triste que se fale de jornalismo nestes casos.

FiOnA disse...

Tem de ouvir isto: http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=904110&audio_id=2132157

faa disse...

@wapy e FiOnA
Obrigado pelos links, agora estou no trabalho mas mal esteja em casa, vou ver ambos :)

Unknown disse...

@Wapy
Já sabia disso, já me tinham dito. Vamos ver no que vai dar.

@FiOnA
Esse Bruno é demais! Antigamente seguia o podcast desse programa pelo iTunes mas deixei de ouvir há uns tempos.
Mas o que ele diz aí é bem verdade.