terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

São as bichas

Transito. Transito é aquela cena que nem sempre consigo perceber.
A criação de filas, ou como muitas pessoas gostam de dizer, bichas, devia ter sempre um motivo visível.

Quantas não são as vezes em que fico vários minutos preso numa parte do trajecto e fico sempre à espera de ver um acidente, uma parte da estrada fechada, algo que me diga o porquê da espera mas grande parte das vezes não vejo nada.

Então, como raio é que a fila se cria se não há nada que impeça o bom movimento dos carros?
Será algum individuo que para se vingar do tempo de espera que teve noutros dias começou a andar a 20 à hora só para criar uma fila grande?

Pelo sim ou pelo não, é o que vou fazer um dia destes, vingar-me da hora que hoje tive preso no transito.

5 comentários:

Inês F. disse...

A minha teoria é que, pelo menos em lisboa/grandes cidades, na generalidade das vezes, as filas são causadas por muita gente que não sabe conduzir.

Quase sempre que faço a IC19, de manhã e chego à saída que dá para a 2ª circular, aquilo é o pânico de pessoas que não sabem para onde querem ir ou como lá chegar.

Unknown disse...

É provável. Hoje apanhei uma fila de transito enorme, fui pela alternativa e nesse mesmo lá tive 20 minutos parado no mesmo sítio até que desisti e segui um alternativa da alternativa.

MaR disse...

Ahah tb fico sempre a pensar qual será a boa razão/motivo para estarem filas enormes... Quando vejo que é no outro sentido que aconteceu algo fico passada... As pessoas conseguem ser mesmo muito cuscas!! --'

Ricardo Jorge Pinto disse...

As filas são criadas pela baixa velocidade de reacção dos humanos.

Imaginemos uma fila de carros num semáforo. Quando ficar verde, o carro da frente demora uns 5s a arrancar. O de trás demora algo como isso, o de trás desse também, e por aí fora para a fila toda. Os carros que estão na frente vêm o semáforo, por isso podem arrancar mais rápido, mas os de trás, dependem do movimento do carro da frente. Se tivermos uns 100 ou 500 carros, é fácil que os do fim da fila passem imensos verdes sem eles fazerem qualquer movimento.

Não é muito difícil fazer simulações para isto no pc.

Unknown disse...

@MaR
O povinho todo parado a ver o acidente :P

@Ricardo Jorge
Também é verdade, há muito azelha por aí ou pessoal com menos experiência ou mais medo o que é normal.
Mas no caso de hoje, era uma IC, não há semáforos nem rotundas :P