segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Festival de Tunas

Mais um fim de semana que passou, custa sempre começar uma nova semana.

Este fim de semana, pela primeira vez, fui ver um festival de tunas, VIII Festival da Cidade Berço. Um amigo meu pertence a uma das tunas, daí o pessoal juntou-se e fomos ver.

Gostei muito. As músicas são boas, excelentes instrumentais, bons músicos. Cada vez mais acho que temos a melhor guitarra do mundo.
Não fazia ideia que os pandeiretas faziam aquele espectáculo todo!
Acho que a tuna da Católica do Porto mereceu o premio de melhor tuna do festival, a tuna de Medicina do Porto esteve em dia não segundo entendidos, o que fez com que a tuna do meu amigo ficasse em segundo, tuna da Lusíada de Lisboa. Para além desse, ainda ganhou mais 2 prémios, surpreendeu-me!

Em Lisboa quase não existe tradição de praxe, pelo menos em comparação com outras cidades mais a norte, por esse motivo também pensava que as tunas de lá fossem assim para o fraquinhas.

Se soubesse o que sei hoje quando entrei na faculdade, teria entrado na tuna também.

Ah, o apresentador foi o Hugo Sousa, foi rir do ínicio ao fim!

10 comentários:

wapy disse...

;D Tunas e praxes não são a mesma coisa!

Eu cá também andei com ideias de ir ao festival de cá :B Até tinha o panfleto no frigorífico, mas depois percebi que me ia ficar cansativo.

Bolas. Já me arrependi.

faa disse...

Olha-me esta a armar-se! Eu sei que não xD
Mas eu estava a falar em termos de tradição, tanto tunas como praxe são tradições académicas!

Pois, devias ter ido, ias gostar.
No próximo ano, se poder, vou ver o Fita.

Cat disse...

Festivais de tunas são muito bons pá. E melhor melhor são os convívios. Lá para Abril/Maio falamos e levo-te ao FITUA em Aveiro. Vais adorar ;)

faa disse...

Acredito. Se eu poder, irei com gosto. Até porque nada conheço do espirito academico de Aveiro e sempre me disseram que é muito bom. :)

Rui Pi disse...

Antes de entrar para a universidade, achava as tunas uma fantochada. Depois de entrar deu-se uma transformação total e actualmente adoro tunas. E não digo o mesmo que tu no que toca a entrar numa tuna. Reformulo para: se eu soubesse que passava às cadeiras mesmo sem estudar nada, entrava logo para uma tuna!

Unknown disse...

Pois, mas como eu nunca precisei de estudar muito (não porque sou muito inteligente mas sim porque dividia bem o tempo entre obrigações e responsabilidades) acho que teria tempo para a Tuna :)

Estudante disse...

Gosto muito de tunas :) sempre que posso assisto aos espectáculos deles. Acho que transmitem realmente o espiríto académico ;)

Unknown disse...

Sem duvida, eu vou tentar ver mais :)

Anónimo disse...

Eu gosto de salada russa com ovo e "tuna". ;P

faa disse...

nhek! Não gosto dessa tuna xD